Aprenda a escolher os melhores hidratos de carbono

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Aprenda a escolher os melhores hidratos de carbono

A Cada dia somos mais conscientes de que a alimentação influencia muito diretamente no nosso estado de saúde, e, no entanto, a cada ano cresce o número de pessoas com excesso de peso. Estamos Cada vez mais sedentários, nos movemos menos e não diminuímos as calorias que consumimos. O que se come e não se queima se acumula em forma de gordura nos quadris, glúteos e abdômen, entre outros locais, colocando em risco a nossa saúde.
Na hora de escolher os alimentos a consumir, há que ter em conta o tipo de nutrientes que nos dão. Se nós queremos levar uma alimentação correta, não podem faltar em nossa mesa alimentos de todos os grupos que nos garantam o correto aporte de proteínas, hidratos de carbono e gorduras.

Os hidratos de carbono têm um papel crucial na nossa dieta, pois são a fonte majoritária de energia. Dentro deste grupo, existem dois tipos: os de rápida assimilação, que fornecem energia ao pouco de serem ingeridos, como a massa, o arroz, a batata e os doces, e os de absorção lenta, que demoram mais tempo a chegar à corrente sanguínea e nos fornecem energia de forma mais lenta e gradual, como a maioria das frutas, verduras e legumes.

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Esta diferenciação vai ser importante para entender um dos mecanismos do apetite, pois a quantidade e rapidez com que equiparam os hidratos de carbono se relaciona com a sensação de fome. Quanto mais rápido passem para a corrente sanguínea, maior será a sensação de apetite e mais rápido é exibida. Com os alimentos ricos em hidratos de carbono de absorção lenta, a sensação de apetite será menor e vai aparecer mais tarde. Muitos de nós vimos como quando consumimos um prato rico em hidratos de carbono de assimilação rápida, por exemplo, arroz, sentimo-nos cheios, mas poucas horas depois, voltamos a ter a sensação de apetite. Isso se deve à ação da insulina.

Quando comemos muitos hidratos de carbono, atuam cerca de enzimas que fragmentam estas moléculas em glicose, que entra na corrente sanguínea para que o distribua aos órgãos e tecidos. A hormona que torna possível a passagem da glicose do sangue para os tecidos é a insulina, que se reúne no pâncreas em função da glicose sangüínea, ou seja, se há muita glicose no sangue, o pâncreas, produz muita insulina, e se há muita insulina, o açúcar desaparece rapidamente de nosso sangue. É neste momento, quando surge a sensação de apetite, principalmente de alimentos doces. Por tudo isso, uma maneira eficaz de controlar o apetite e a acumulação de gordura é vigiar a entrada de glicose no sangue.

Além dos carboidratos, convém prestar atenção a outros grupos de alimentos, como a importância das proteínas e das gorduras.
As proteínas são especialmente importantes, uma vez que representam os tijolos” celulares. São indispensáveis para a síntese e reparação de estruturas, mas há que ter cuidado com o excesso de proteínas, já que podem ser prejudiciais para o rim.

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Nutricionista
Bons dias,
como dizes, há hidratos de carbono de cadeia longa complexos conhecidos comumente como amidos e outros de cadeia curta e simples. Esta clasificacicación corresponde à estrutura química destes nutrientes. No entanto, essa estrutura não reflete o efeito fisiológico dos carboidratos nos níveis de glicose sangüínea. Por isso, existe uma outra classificação dos alimentos que contêm hidratos de carbono em função da velocidade com a são equiparados, ou seja, em função de seu índice glicêmico. Nós Tendemos a pensar que os hidratos de carbono de cadeia longa são assimilados com mais lentidão e, portanto, têm um índice glicémico mais baixo. No entanto, os alimentos de alto índice glicêmico tendem a ser a batata, os cereais refinados, tipo macarrão, arroz e pão branco. As versões integrais têm um índice glicêmico menor devido ao seu conteúdo em fibra, o que diminui a velocidade de absorção dos carboidratos. Os alimentos com índice glicémico médio baixo tendem a ser os legumes e a maioria das frutas e legumes.

No caso dos atletas, efetivamente, se recomendam os hidratos de carbono de alto índice glicémico tipo macarrão, batata, Lineshake,arroz, Detophyll, etc., mas para carregar suas reservas de glicogênio do rosto ao esforço.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas e se você tiver qualquer outro comentário, não hesite em voltar a escrever.

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